Para quem é apaixonado por Bertioga e quer saber mais sobre como aproveitar ao máximo essa cidade do litoral paulista, é claro que o Forte São João pode ser um belo começo. Esse é um dos pontos turísticos que as pessoas mais visitam quando vão à Bertioga e não é para menos: trata-se de um lugar que traz à tona muito da cultura e, claro, da história de lá. Se você acha que ir até um lugar histórico é algo sem graça, com certeza nunca conheceu o Forte São João e este artigo tem todas as dicas necessárias para você aproveitar bem o passeio!
O que é o Forte São João?
Esse é mesmo um forte militar que fica localizado em Bertioga e que era usado pelos combatentes portugueses enquanto estavam em conflito. Esse lugar, portanto, era usado para a sua proteção. Construído no ano de 1536, há uma curiosidade a seu respeito: primeiro, o material usado foi a madeira. Uma vez que isso não ia proteger efetivamente, a solução foi usar a alvenaria em toda a estrutura. Ela é bastante grande, térrea e há uma pequena escadinha que permite o acesso. A sua vista é fantástica, dando de cara para o mar. Inclusive, não é à toa que as pessoas procuram pelo Forte São João para fazer fotos, contando com a luz solar.
Vale a pena dar preferência à visita com guia
Para que toda a história encontrada no Forte São João seja mais bem entendida, a recomendação é que se procure por um guia turístico. Ele pode ser contratado à parte ou ser incluído nos pacotes que as agências costumam vender. No entanto, quem não quiser guia turístico ou não o conseguir pode fazer a visita tranquilo. Afinal, no Forte São João existem algumas placas em seu interior, com textos que explicam as coisas vistas por ali.
Salas temáticas!
Um dos diferenciais do Forte São João e que faz com que muita gente faça questão de conhece-lo é a existência de salas temáticas. A verdade é que esse forte se tornou um museu e, para facilitar o entendimento e o aproveitamento dos turistas, a curadoria separou todas as peças expostas em salas! Algumas das coisas que podem ser vistas são canhões de guerra e armaduras usadas no século 12! Além disso, não se pode deixar de conferir as exposições itinerantes que também são encontradas ali. Para isso, é só verificar o site da Prefeitura de Bertioga!
Quanto custa visitar?
Mais um incentivo para conhecer o Forte São João é que não se paga nada pela visita: a entrada é totalmente de graça! Não há necessidade de marcar a visita e o forte fica disponível das 9h até as 18h.
Importante: levar água e estar com protetor solar
Alguns cuidados especiais quando se vai ao Forte São João é portar garrafinhas de água, já que não há muitas opções de lugares para compra por ali. Também é fundamental estar com protetor solar devido às temperaturas altas. Esse é apenas um de muitos locais que você precisa conhecer ao ir à Bertioga. Leia outros artigos em nosso blog e conheça mais pontos turísticos.